quinta-feira, 17 de março de 2011

Carnaval RECIFE!!

Cheguei em Recife na sexta dia 4 pela manhã. O vôo foi péssimo, mas cheguei bem. Fui direto pra UNICAP, onde meu primo Sérgio mora e trabalha. Dei aquela descansada a tarde e a noite a coisa começou. Eu, ainda muito tímida, coloquei uma blusinha estampada e uma simpática rosa na cabeça pra dizer que tava em clima de carnaval. Como eu estava discreta! Mal andei 3 quarteirões e já encontrei a mulher-gato! Era fantasia pra todo lado. Fomos primeiro ao Mercado da Boa Vista encontrar uns amigos dele, tava rolando umas marchinhas por lá, cheio de gente e tava tudo muito bonito. Depois fomos ao Recife Antigo, era a primeira noite e ia ter a apresentação de todos os grupos de maracatu e afoxé que iam se apresentar durante o carnaval. Foi muito lindo e emocionante, teve fogos de artifício! Depois teve show de algumas cantoras, algumas conhecidas outras nem tanto: Roberta Sá, Elba Ramalho, Maria Gadú, Isaar (???), Nena Queiroga (???), dentre outras. Pra finalizar: Lenine! E pra dar fim mesmo ao negócio: Chuva! Chegamos encharcados em casa. Boa recepção! Comecei bem. Nessa noite conheci a caldeirada! Aah caldeirada....é um caldo com frutos do mar, preciso dizer mais alguma coisa?


Segundo dia: Galo da Madrugada! Lotado, quente, mas não exitei em usar uma peruca black power vermelha. Dancei muito, mas voltamos cedo, pois à tarde tinha mais. No fim da tarde fui ao Recife Antigo porque meu primo ia tocar no grupo chamado CBB - Clube do Bebedores Batuqueiros. O cortejo foi super animado! Depois meu primo me levou pra comer a melhor macaxeira com carne de sol de Recife. Era praticamente um purê de macaxeira de tão derretida que tava, uma coisa! Pegamos o finalzinho do show da Vanessa da Mata e o começo de Lenine.

Terceiro dia: no domingo foi o meu primeiro dia de Olinda e eu já queria ir fantasiada. Fantasia de nadadora, super simples: maiô, touca, óculos e bóias! Olinda quente!! E muita gente, mas me impressionou bastante, porque normalmente detesto lugares lotados, mas lá tem uma energia tão contagiante que nem me incomodei com a multidão. À noite, já meio cansada do dia em Olinda, fui só pro show do Antônio Nóbrega, aprendi a dançar caboclinho! Não tive a menor vontade de ficar mais, porque depois só tinha show da Nação Zumbi e D2 :/

Quarto dia: Olinda de novo! E como dessa vez meu primo não queria ir mais, fui pro hotel onde tava hospedada minha améga Nelize para irmos juntas no ônibus de excursão dela. Dessa vez fui de Princesa Sara "no calor"! Não usei calça e nem camisa de manga comprida, porque ninguém merece aquele calor.Bota nem pensar! Mas quase ninguém identificou, todo mundo achava que era uma simples vaqueira.E ainda falavam "êêê boi!" :( Saí de lá no final da tarde e voltei sozinha pra Recife,olha como eu sou mocinha! E depois, a noite tão esperada, a noite do samba! Mart´nália e Jorge Aragão, não preciso de mais nada! Fui com um grupo muito legal, amigos do meu primo, tiramos muitas fotos e assistimos o Clube do Samba. Tomei uma caldeirada para me preparar para o que vinha. De repente começou uma chuvinha de leve, depois ela foi aumentando, mas eu estava resistindo. Quando toda a banda da Mart´nália já estava no palco, eu já estava completamente encharcada! Não deu outra, fomos embora porque não tinha mais condições de ficar, a chuva só engrossava. O show, lógico, começou mais tarde, mas não deixou de ter...e disseram que foi lindo! :/


Quinto dia: Olinda mais uma vez! Dia dos Bonecos de Olinda! Dessa vez meu primo foi. Encontrei minha amiga do SESC, a Mônica, com o seu namorado Rodolfo que estava de Nêga Maluca! Rodamos bastante em Olinda, subimos e descemos ladeira. Presenciamos um curto circuito nos Quatro Cantos, o que fez com que todos se afastassem dando a ilusão de que era uma arrastão. Ô medo! Conhecemos gente doida, tiramos fotos, compramos lembrancinhas, bebemos Ice por 2,50 e sambamos no alto da Sé! Ô maravilha, tudo o que não sambei com a Mart'nália, compensei lá. Pra finalizar, comi um acarajé numa feirinha...já comi melhores.Na última noite eu já estava só as cinzas, bem cansada. Mas não queria abrir mão de me divertir mais. Fomos ao Recife Antigo, tinha show da Elba Ramalho e era o que mais eu queria assistir. Quando começou foi super animado, mas mesmo assim eu não conseguia sair muito do canto. Quando ela começou a cantar Nação Zumbi, o público enlouqueceu e me desesperei. E aí começou aquele empurra-empurra, aqueles pulos...enfim, ficou bastante desagradável e as meninas que estavam no meu grupo quiseram se afastar e fomos à Central do Carnaval. Cinco minutos depois, os meninos do nosso grupo chegaram lá dizendo que assim que a gente saiu, começou um arrastão. Ufa, foi por pouco! Tomei caldeirada mais uma vez, esperamos o show dela acabar e começou Alceu Valença. Eu já estava destruída e nem as músicas do Alceu eu conhecia. Resultado: Casa!


Último dia: acordei super tarde e mais descansada. Almocei e fui com meu primo à tão famosa praia de Boa Viagem. A água estava uma delícia, precisava daquele banho de mar. Caminhamos pela a areia, depois passamos por uma feirinha para comprar mais lembrancinhas. Na volta de casa passamos no supermercado para comprar a cachaça Carvalheira, que é fabricada em Pernambuco e eu queria levar para o meu pai. Detalhe: em plena quarta-feira de cinzas, já tinha ovo de páscoa no supermercado! À noite ainda tentei assistir um filme, mas já tava tão cansada e ainda precisava arrumar a mala, que desisti.

Saldo: o carnaval foi ótimo e tem muita coisa pra ver, muita coisa pra aproveitar. Vale a pena, principalmente se for com um grupo bom e animado. Tem que ter muita disposição porque é muita "andança". Adorei as pessoas que conheci lá,adorei as músicas, tudo de novidade que aprendi, cansei bastante as pernas, mas eu repetiria sem dúvida!


3 comentários: