domingo, 27 de fevereiro de 2011

Banho de Iansã

No último post só falei dos orientais,mas tive contato também com a Umbanda que tem origem africana. Nunca tive com o Candomblé, mas é algo parecido (na minha visão leiga,parece que o Camdomblé tem mais "entrega" do que a Umbanda). A babá que me criou tinha uma mãe que tinha um Terreiro de Umbanda. A família dela é tão próxima da minha que é praticamente a mesma. Então tenho contato com a Umbanda desde criança e acho que por isso não tenho medo de ver alguém incorporando na minha frente e nem tenho receio de participar de cultos e rituais realizados pelos umbandistas.

Uma vez fui num terreiro (mas esse não era o que eu já conhecia desde pequena) que se chamava Nanã e Xangô. Minha irmã tinha uma amiga que participava e no dia 15 de agosto seria a comemoração do Dia de Iemanjá (um dos dias,porque tem outros dias de Iemanjá,mas depende da localização). Fomos primeiro ao terreiro, fizeram um ritual antes e depois partimos para a praia de Morro Branco (CE). Lá organizaram tudo e foi uma festa linda! Depois de muito dançarem,levaram a imagem de Iemanjá e algumas oferendas ao mar. Chegamos de manhã e só voltamos no final da tarde. E quando voltamos,fizeram mais algum ritual e depois finalizaram tudo. Foi lá onde eu aprendi a oração do Pai Nosso de uma forma muito mais bonita e com uma linguagem mais simples:

Nosso Pai que estais em toda parte
Santificado seja teu nome no louvor de todas as criaturas
Venha a nós o teu Reino de amor e sabedoria
Seja feita a tua vontade acima dos nossos desejos
Tanto na Terra como nos círculos espirituais
O pão nosso do corpo e da mente nos dai hoje
Perdoai as nossas dívidas ensinando-nos a perdoar aos nossos devedores com esquecimento de todo o mal
Não permitas que venhamos a cair sob os golpes da nossa própria inferioridade
Livrai-nos do mal que ainda reside em nós mesmos
Porque só em ti brilha a luz eterna do Reino e do Poder
da Glória e da Paz,da Justiça e do Amor para sempre.
Assim Seja.



Eu acredito em orixás e me sinto protegida por eles. Isso é muito forte pra mim porque nasci aprendendo que podia acreditar na proteção deles. Não sou especialista em Umbanda, tem muita coisa que não sei. Mas sei que meu pai de cabeça é Ogum Beira Mar e sei que além do pai de cabeça existe a mãe de cabeça, mas a minha não sei quem é. Acredito ser Iemanjá ou Iansã por também atuarem no mar e talvez por isso eu seja tão louca por mar, ou talvez tudo isso não tenha nada a ver. Mas acredito que sim, quando estou no mar sinto como se ele estivesse me carregando, sinto uma paz, sinto Deus muito mais perto de mim. Eu gosto de entrar no mar sozinha e quando entro sempre faço uma oração, agradecendo primeiramente só por estar ali.

O ano de 2011 é ano de Iansã, e no final do ano passado aprendi uma banho de Iansã que podemos tomar toda quarta-feira (dia dela) para termos proteção. Lá vai a receita:

Banho para Iansã
Pai Paulo de Oxalá - Babalorixá
(No ar em 03/12/10 no Programa Sem Censura)

- 9 pedaços de casca de maçã;
- 9 pedaços de canela em pau;
- 1 colher (café) de açúcar;
- Água.

Modo de preparo.
Ferva a água junto com os ingredientes. Tampe a panela e deixe por um tempo, pra que a água esfrie um pouco. Depois de tomar um banho comum, jogue o banho pra Iansã apenas do pescoço pra baixo.
Dica: Tomar às quartas-feiras.

Mantra dado por Pai Paulo de Oxalá:
“Que Iansã, a Senhora das vitórias, esteja do meu lado em 2011! Epa Hey”

Nenhum comentário:

Postar um comentário