segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Práticas de Biopsicologia

Quem me conhece, sabe que eu adoro conhecer terapias alternativas. E quando isso está ligado a alguma doutrina, seita, religião e coisas afins, melhor ainda!

Semana passada fui informada que todo domingo no Espaço Clara Luz acontecem Práticas de Biopsicologia. O que é isso? Eu também não sabia,mas fui pesquisar:

A Biopsicologia ajuda você a modificar suas complexas respostas bioquímicas para aperfeiçoar seu desempenho, melhorar sua saúde, experimentar felicidade interior – e criar um futuro luminoso para si mesmo e para o mundo ao seu redor. No processo, você aumenta sua:
flexibilidade emocional – permanecendo aberto e não defensivo durante as crises
força emocional – exercendo força positiva sob pressão
receptividade emocional – mantendo-se sensível e conectado com cada pessoa à sua volta
Fonte: http://www.sunnet.com.br/home/Noticias/O-que-e-Biopsicologia.html

Tudo muito bonito e achei a minha cara. Ontem fui lá. Cheguei um pouco atrasada (me perdi,o Google Maps me deu o caminho errado,mas cheguei!). Estavam todos deitados nos colchonetes e eu deitei também esperando alguma voz de comando. A instrutora lá na frente pede pra gente se alongar. Enquanto me alongava, olhava para o recinto que era muito bonito, todo com decoração indiana, tinha quadros com pessoas...que pareciam ser monges, líderes espirituais, por aí. Na frente tinha uma espécie de um pequeno altar que tinha um quadro com mais uma figura dessas. A iluminação era pouca e relaxante. Depois do alongamento começamos a fazer exercícios que me lembravam muito as minhas aulas de yoga. Depois começamos a auto-massagem, da ponta da cabeça às pontas dos pés. Depois começamos a cantar e dançar uma música que depois fiquei sabendo que se chamava kirtan. Acho que foram quase 10 minutos de kirtan, dançávamos o mesmo passo (os dedos de um pé encostando no calcanhar do outro pé) e ficávamos com as mãos unidas e às vezes levantávamos como quem louva alguém no alto. Minhas pernas cansaram, mas a música era muito bonita e aprendi a cantar logo pois era repetitiva. Depois sentamos e começaram um mantra que, obviamente, eu não sabia. E depois a meditação. E foram uns 15 minutos de meditação, os quais fiquei tentando encontrar a melhor posição pois minhas costas doíam demais e eu não conseguia me concentrar (e confesso também que eu não sei meditar!).Começa outro mantra e finaliza. Isso tudo durou 2 horas.

É muito bom quando a gente entende o que está fazendo, mas eu também não falei que era nova então a instrutora não deu importância em explicar. Quando eu já estava saindo, ela me chama e percebo que eles aindam iam fazer um bate papo. Ela me explicou algumas coisas superficialmente, eu falei que tinha gostado e assinei uma lista de chamada onde na parte de cima estava escrito "Meditação Coletiva". 
Como assim?? E cadê a tal da Biopsicologia??
Bom,depois fiquei sabendo que isso faz parte das práticas, mas achei que fosse uma coisa mais direta e objetiva. Não senti tanta diferença das aulas de yoga que já tenho durante a semana, mas indico a quem quiser e se interessar por terapias alternativas como eu.

Espaço Clara Luz
Rua Coronel Linhares,452,Aldeota
Práticas de Biopsicologia
Todo domingo às 18h30
Mais informações: 3262.4133 (Neda Mattos - Presidente do Instituto Visão Futuro)


Se for pesquisar o endereço no Google Maps,ele vai dizer o caminho errado. Ele diz que fica próximo à Av. Padre Antônio Tomás,mas na verdade ele é depois da Rua Pereira Valente. Dica: vai pela Praça Portugal como quem desce pra praia,dobra a primeira a direita assim que sair da praça (na pereira valente) e dobra na quarta rua à esquerda,que é a Cel Linhares. E já é nesse quarteirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário