quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Doutrinas e afins

Ainda nessa linha de terapias alternativas e doutrinas, vou contar onde já me meti!

Minha mãe é o motivo principal pra tanta curiosidade minha,porque ela é tão curiosa em relação a esses assuntos quanto eu. Alguns desses lugares eu fui por causa dela.

Conheci há muito tempo o Vale do Amanhecer (http://valedoamanhecer.com/) que é uma doutrina com sentido universal. Ela não está ligada a nenhuma religião mas identifica-se com o Espiritismo, pela crença básica na reencarnação.Lembro muito vagamente do lugar,mas lembro de alguns detalhes. Era um lugar grande e tinha várias "seções". A gente passava um tempo em cada seção. Lembro de uma que era com os Pretos Velhos e Caboclos,eles "rezavam" na gente.

Depois lembro que teve um momento que a gente entrou numa sala e uma senhora ficava na frente fazendo uma espécie de oração que não era na nossa língua. Depois fomos a outro espaço onde ficávamos deitados em macas e "rezavam" na gente novamente.Enfim,lembro que tinham vários outros momentos e passamos horas lá,mas não consigo recordar mais detalhes.Eu era muito novinha e não tinha ainda essa curiosidade,então acabei achando tudo interessante, porém mais engraçado do que interessante! Tenho vontade de voltar lá e entender cada momento e cada ritual que eles praticam.

Uma terapia que tentei frequentar foi a Sahaja Yoga (http://www.sahajayoga.org.br/) .Faz tempo que fui e só fui uma vez. Eles louvam bastante a mestra espiritual Shri Mataji,a qual fala sobre a Kundalini que é uma energia cósmica. O grande lance da Sahaja Yoga é a meditação. Eu não consegui meditar,fiquei incomodada e resolvi não voltar.E o absurdo: no final,apareceu um canal de televisão querendo fazer entrevistas com os frequentadores e eles quiseram me entrevistar por que souberam que eu era nova e queriam saber as minhas sensações e eu disse que senti uma paz espiritual.Mentira! Se alguém um dia tiver assistido a essa entrevista,não acreditem em absolutamente nada do que falei! rsrs!

Já fiz aulas de Tai Chi Chuan também por alguns meses. Eu nem sabia que era uma arte marcial. Eu adorava, sentia um relaxamento maravilhoso,principalmente por estar em contato direto com a terra (a gente fazia na grama).

Durante quatro anos fui membro da Igreja Messiânica Mundial (http://www.messianica.org.br/),que tem origem japonesa e tem o Johrei,que é uma energia considerada a Luz Divina que purifica nosso espírito. Muito do que eu sou hoje devo a Igreja Messiânica. Lá eu aprendi duas coisas básicas que eu vou levar pro resto da minha vida: Servir e Agradecer.Existem várias unidades de Johrei centers no mundo. Em São Paulo existe o Solo Sagrado de Guarapiranga,que é o lugar mais perfeito que já visitei na minha vida.Tudo lá é ecologicamente correto e é um lugar de uma paz espiritual indescritível.A base de tudo isso,obviamente,está no Japão. Lá tem três solos sagrados e é lá onde mora o líder espiritual Kyoshu-Sama,neto de Meishu-Sama,o fundador da Igreja. A IMM cultiva também a importância da agricultura natural e do belo,da arte.

Existe também a Arte Mahikari que é muito parecida com a IMM,pois elas nasceram da mesma religião,a Oomoto.Elas se parecem,mas têm fundadores e nomenclaturas diferentes,mas os rituais são basicamente os mesmos. Ao invés do Johrei,lá você recebe o Okiyome.

Uma vez fiquei sabendo que existe uma doutrina chamada União vegetal (http://www.udv.org.br/).Sei pouca coisa sobre essa doutrina,mas sei que é cristã e tem um chá que tem o objetivo de proporcionar aos discípulos um estado equilibrado de concentração mental. Mas nunca tive vontade de conhecer,primeiro porque soube que eu precisava ser convidada pelo Mestre e segundo porque também soube que é muita dedicação e muita entrega e eu não quero esse compromisso.

Esses dias também já fiquei sabendo da Self Realization Fellowship que tem a ver com o "guru imortal" Paramahansa Yogananda (http://www.yogananda.com.br/). Não sei muito a respeito mas sei que tem a ver com a Ciência Indiana Universal da Realização Divina.

Bom,tem muitas doutrinas e religiões espalhadas por aí e o que eu considero importante é se você tem ou não paz espiritual naquele meio. Discutir o que é verdade ou mito não leva a lugar nenhum. O importante é chegar a Deus e não como chegar.
 
De toda forma,mesmo tentando conhecer todas essas casas,nunca abri mão da minha crença no Espiritismo,que é a minha base,é a minha verdade,é o meu lar.

Paz e Bem a todos! (saudação franciscana)

Um comentário:

  1. realmente, não importa a doutrina, o que vale é a sinceridade. além disso, todas têm em comum o fato de que o bem deve persistir. faça o bem com sinceridade e receba-o de volta. coisas assim são pregadas de forma diferente, mas todas com o mesmo objetivo.

    ResponderExcluir