sábado, 23 de outubro de 2010

Show da Mart'nália #fail

Antes de ontem eu fui ao Festival UFC de Cultura no Campus do Pici (UFC). Estava empolgada por causa da Mart'nália,mas eu comecei a me arrepender assim que cheguei e vi que seria difícil estacionar.Não imaginei que fosse dar tanta gente nesse festival.Pre-conceituosamente pensando,achei que fosse dar só "bicho-grilo".Qual não foi a minha surpresa quando encontro lá também a "playboyzada" de Fortaleza! Aquelas barraquinhas de coquetéis do lado de fora e as topics tocando forró na alturas não tinham como negar...eles estavam lá.E por toda parte! Mas realmente eu já deveria esperar esse público por lá. Afinal de contas o grupo que abriu a noite de ontem foi "Unidos da Cachorra" (percussão para burguesia!)*

*Deixa eu só comentar isso,rapidinho: é que eu acho que nunca teve grupo de percussão que influenciasse tanto as pessoas a aprenderem percussão como o Monobloco.Porque já tivemos grupos como Timbalada e Olodum,que fizeram muito sucesso na década de 90.Mas depois percebi que me enganei,a Timbalada e Olodum até influenciaram sim,mas as camadas de periferia,tanto que existem projetos que continuam seus trabalhos nesse meio até hoje.Mas acredito que o Monobloco tenha influenciado mais as classes A,B e C.E a partir daí foram criados vários grupos de percussão nessa mesma linha,o que não é o caso do "Unidos da Cachorra",que foi criado ainda na década de 90 por pessoas que admiravam samba-enredo.Mas de qualquer forma,tanto o Unidos da Cachorra como outros grupos de percussão,a partir do "boom" do Monobloco,começaram a seguir a mesma linha e os mesmos ritmos do grupo carioca,que tem aquela cara de "grupo de percussão burguês".Na minha opinião e na opinião de várias pessoas com quem já discuti o assunto.

Voltando.Então não se vendia bebida lá dentro do campus,nada,nem água,que era a única bebida que me interessava,já que eu era a "motorista da galera" (posto que não abro mão nunca!).Chegamos no final da apresentação da Groovytown e esperamos pouco tempo pela Mart'nália.Eles fizeram um show excelente.Mas para mim,que não gosta de multidão misturada com álcool e cigarro,pisada nos pés,empurrões e bêbado me encarando....ainda ter que ouvir praticamente só músicas novas dela que eu ainda não conhecia,o show não foi lá tão excelente.

Essa semana minha mãe perguntou ao meu pai "Você vai ao show do Toquinho?" e meu pai (violonista,boêmio,amante da bossa nova) responde "não".Ela pergunta "Por quê? Você não gosta dele?" e ele responde "Eu já toco as músicas dele,não preciso ir ao show para ouví-las".Juro que nesse momento parei de almoçar pra tentar entender.Como uma pessoa se conforma só em ouvir ou tocar ou cantar as músicas que você gosta,sendo que você pode ver,ouvir e cantar as mesmas músicas ao vivo com o própria artista?! E pensei "meu pai é tão desapegado!".Mas agora dou razão a ele.Música é uma coisa que me emociona,muito,de ficar arrepiada,de fazer danças loucas,gritar,rir,chorar...me emociona muito mesmo.As poucas músicas que a Mart'nália cantou que eu conhecia,não me emocionaram quase nada diante do que me emociono quando ouço no mp3 por exemplo.Bom,serviu para me lembrar mais uma vez que não vale a pena enfrentar aglomerações para assistir um show,já que posso ouvir as mesmas músicas em casa (para mim!!).Não,eu não tenho síndrome do pânico.Mas tenho sim, pavor a multidão.Principalmente quando esta tem o intuito alcoolico.E não,eu não bebo só leite."Eu bebo sim e estou vivendo",mas muito raramente e, como pedem (muito a contragosto) os anúncios de bebidas alcoolicas, "com moderação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário